Wednesday, October 13, 2010

PORTAGENS NA A-28: GOVERNO NÃO VAI RECUAR.

          Tudo aponta para que amanhã seja o último dia para a utilização gratuita da SCUT A-28 ainda que o assunto esteja agendado para votação na Assembleia da República, por proposta do Partido Comunista Português (PCP) e Bloco de Esquerda (BE), uma vez que o Partido Socialista vai exigir aos seus deputados disciplina de voto, mantendo-se a cobrança determinada para aquela via e para as do Grande Porto e Costa de Prata.

          As propostas, antes de subirem ao Plenário para votação na próxima quinta-feira, serão analisadas pela comissão reguladora das Obra Públicas.

          Quando o Governo revelou a intenção de portajar a agora classificada de A-28, as populações e entidades autárquicas por ela atravessadas, invocando que as disposições legais que definem as regras para a criação de portagens nas SCUT não podiam ser aplicadas à via rápida que serve Viana do Castelo, por não estarem reunidos todos os pressupostos de existência de alternativa e suficiente rendimento per capita, exigiam a exclusão de qualquer pagamento (não dispondo de arquivos específicos nem de assessores, tenho que recorrer ao que a minha memória reteve da contestação inicial e do que os media divulgaram) no referido percurso. A aceitação do pagamento, ainda que condicionado, não deixa de ser uma inversão no que era a justa e fundamentada posição inicial da vontade popular.
  
          O candidato independente às eleições para a Presidência da República, Defensor Moura, deputado à Assembleia da República pelo PS, que votou favoravelmente o diploma que estabelece o pagamento nas SCUT, com a garantia da ressalva das excepções reservadas às empresas e aos residentes nos concelhos servidos por aquela via, assegurou na semana passada que, em relação ao seu sentido de voto, se "mantém tudo em aberto".

         O PPD/PSD e o CDS/PP, divulgaram que se absterão na votação do diploma.

2 comments:

joao abel calais said...

Caro Remígio
Somos um povo triste,cordato e canga no lombo,qto mais - melhor.Assenta-nos bem tudo isso e os nossos maiores(?!...) sabem-no bem. Às vezes,de mansinho,lá rabujamos um pequenino esgar de má vontade,arrotamos e cagamos umas postas de pescada,debitamos umas bojardas p'ró ar, mas,quando chega a hora da verdade,aí estamos nós, subservientes,atentos ,cortezes,delicadinhos, à espera da "visitinha" do sr.pres. da câmara/secretário d'estado/deputado da a.r./e gajada quejanda...é só saúde & salamaleques!...
Por aqui- a SUL do país-já há quem coloque na carripana,uns autocolantes,dizendo não- às- portagens-na-via-do-infante, e uns qtos valentões no café,que anunciam que não vão pagar coisíssima nenhuma,porra!pá!a 125 não é alternativa!é uma estrada de morte(s)permanente.
A minha esperança,é que,como a excia que preside aos destinos do nobre-povo,sendo algarvio de boliqueime,com vivenda no Montechoro,adepto das praias de Sta Eulália/Rafael/Olhos d'Água e por aí fora,não tenha aderido ao aparelhómetro e a maria(dele) não goste de andar com ... trocos p'ró... "péage".
Pelo meu lado, cá estou p'rárrotar um rotundo
NÃO,ou então, "sigo" o poeta (Manuel Bandeira):
"VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA
LÁ SOU AMIGO DO REI
LÁ TENHO A MULHER QUE EU QUERO
NA CAMA QUE ESCOLHEREI.
..........................
..........................
EM PASÁRGADA TEM TUDO
É OUTRA CIVILIZAÇÃO
TEM UM PROCESSO SEGURO
DE IMPEDIR A CONCEPÇÃO
TEM TELEFONE AUTOMÁTICO
TEM ALCALÓIDE À VONTADE
TEM PROSTITUTAS BONITAS
PARA A GENTE NAMORAR

E QUANDO EU ESTIVER MAIS TRISTE
MAIS TRISTE DE NÃO TER JEITO
QUANDO DE NOITE ME DER
VONTADE DE ME MATAR
-LÁ SOU AMIGO DO REI -
TEREI A MULHER QUE EU QUERO
NA CAMA QUE ESCOLHEREI
VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA."

...Por lá m'encontrará,antes que as portagens
m'encontrem a mim..
Abraço amigo (e solidário...))
João Carreira

R.M.Silva da Costa said...

Caro João:

Leve-me consigo, amigo
antes que este país todo arda;
já fui por demais f......
vou-me embora pra Pasárgada!