O nicho com a imagem da Santa Eulália, Padroeira da freguesia de Lanheses.
LANHESES (Viana do Castelo), tem como sua padroeira a virgem mártir SANTA EULÁLIA, cujo dia é celebrado hoje, 10 de Dezembro.
Na Capela do altar-mor da igreja paroquial, a imagem da Padroeira está colocada numa peanha à esquerda do retábulo dourado neo-clássico do Santíssimo (para quem está de frente para ele), do lado da epístola segundo os cânones da Igreja Católica. No lado contrário e no mesmo plano, do lado do Evangelho, está colocada a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Lanheses dedicou na toponímia da freguesia uma das suas artérias a Santa Eulália, que é a que liga, a sul, o Largo Capitão Gaspar de Castro com a Rua da Agra. No primeiro edifício onde foi instalada a Casa do Povo, hoje prédio particular com estabelecimentos e serviços diversos, foi preservada a imagem em pedra no nicho da fachada poente que dá para aquela rua.
A comemoração da efeméride da Padroeira de Lanheses é hoje evocada na Igreja Paroquial com a Eucaristia a cargo do pároco residente padre Daniel Jorge da Silva Rodrigues, que ocorrerá no final do Sagrado Lausperene previsto para as 18h.
No comments:
Post a Comment