Saturday, August 21, 2010
ROMARIA D'AGONIA: SOL, FOLCLORE E SIMPATIA.
Revista de Gigantones e Cabeçudos, é um dos momentos mais espectaculares da Romaria da Senhora d'Agonia, a decorrer em Viana do Castelo até amanhã, que leva à monumental Praça da República, a sala de visitas do velho burgo da cidade. uma multidão de forasteiros para apreciar a animada movimentação dos gigantones e cabeçudos e ouvir o barulho ensurdecedor de dezenas de bombos das fanfarras à compita e a coreografia dos seus movimentos.
Momentos antes, no coreto levantado junto do monumento a Caramuru, a banda de Vila Nova de Anha tocou melodias de sabor popular, as últimas com a colaboração dos artistas vianenses, João e Elsa Gomes, tendo esta última interpretado os versos de Pedro Homem de Mello celebrizados pela voz da divina Amália Rodrigues, "Havemos de ir a Viana", com todo o público presente no recinto a cantar e a aplaudir.
Com o estado do tempo a colaborar, Viana do Castelo, consagrada como a capital do folclore português, vai ter dentro de momentos outro dos grandes eventos do programa das festas com o desfile etnográfico e de costumes pelas principais ruas da cidade, verificando-se desde muito cedo, ao longo do percurso estabelecido, centenas de cadeiras reservadas e bancadas para a multidão que se prevê vir assistir a este espectáculo de cor e beleza incomparáveis.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
7 comments:
Estou de acordo com o Sr. Remígio, a revista de Gigantones e cabeçudos é sem dúvida um dos marcos mais característicos da nossa Romaria! Ao ver estas imagens e não só, orgulho-me de ser vianense e desta minha terra tão rica em etnografia! VIANA É FOLCLRORE, VIANA É AMOR!
Eu "passso-me" com este número!
Mas a Romaria de Viana é, toda ela, "de mais".
É realmente estrondoso, no mínimo, assistir a este numero, que é a Revista de Gigantones e Cabeçudos! Ainda sou daqueles que aprendeu a fazer Gigantones e ainda o sei fazer! Fui criado pelos meus pais nestas lides desde muito novo e as festas da nossa cidade estão-me no sangue em especial e com muito carinho os Gigantones e Cabeçudos, assim como os grupos de bombos, antigamente chamados, zabumbas! Não desfazendo claro está todos os outros numeros do cartaz da nossa festa, mas este, ui...faz-me vibrar!!!
Deve ser um gozo fazer o "boneco" dos cabeçudos. Eu adoraria.
Cumprimentos,
Quando quiser experimentar é só dizer! Prepare-se para sujar as mãos, mas por uma boa causa! Eh eh eh! Abraço.
sérgio oliveira:
Conte comigo, à primeira oportunidade.
vcs são uns fela da puta !!!
Post a Comment